Relatório de 1774 sobre as capitanias de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande e Siará Grande
Editado pelo "História de Alagoas" para baixar gratuitamente
Com muitas informações sobre as vilas e freguesias de Alagoas, o relatório do capitão general Jozé Cezar de Menezes foi publicado em 1918 e republicado em 1923 nos “Anais da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro”, Volume XL.
O português Jozé Cezar de Menezes foi governador da capitania de Pernambuco e das suas anexas entre 31 de agosto de 1774 e 13 de dezembro de 1787.
Na folha de rosto estão os indicativos sobre o que será encontrado no impresso:
“Idéa da população da capitania de Pernambuco, e das suas annexas, extenção de suas costas, rios e povoações notáveis. Agricultura, numero dos engenhos, contractos e rendimentos reaes, augmento que estes tem tido etc, etc, desde o anno de 1774 em que tomou posse do governo das mesmas capitanias o governador e capitam general José Cezar de Menezes”.
As chamadas Capitanias do Norte (Pernambuco, Paraíba, Rio Grande e Siará Grande) se desenvolveram em estreita ligações e quase sempre lideradas pela de Pernambuco, que, durante um período, as teve como anexas por estarem sob sua administração.
Para ter acesso à publicação em PDF basta clicar abaixo sobre a imagem da capa. Ao abrir, salve no computador ou no celular.
Muito grato, prezado Ticianelli. Parabéns.
Maceió seria a citada “Villa das Alagoas da Senhora da Conceição”, citada na pág. 56?
Não. É atualmente Marechal Deodoro, antiga Vila das Alagoas.