Geraldo Sampaio, político e empresário da comunicação

Geraldo Sampaio, Elionaldo Magalhães e José Tavares no enterro de Selma Bandeira em 7 de setembro de 1986

Geraldo Costa Sampaio nasceu em Palmeira dos Índios no dia 20 de janeiro de 1928 e faleceu em Maceió, aos 82 anos de idade, no dia 11 de abril de 2010. Seus pais eram Manoel Sampaio Luz, o Juca Sampaio, e Heloísa Sampaio.

Geraldo Sampaio. Foto de Plínio Nicácio

Geraldo Sampaio. Foto de Plínio Nicácio

Dois irmãos de Geraldo Sampaio também tiveram participação política em Alagoas. Gileno Sampaio foi prefeito de Palmeira e José Sampaio chegou à Câmara dos Deputados.

Geraldo Sampaio era casado com Cacilda Sampaio e teve cinco filhos: George Sampaio, Manoel Sampaio Luz Neto (Juca Sampaio), Eugenio Sampaio, Cacilda Sampaio e Patrícia Sampaio. Juca Sampaio Neto faleceu no dia 29 de setembro de 2011 em São Paulo.

Juca Sampaio

O pioneiro da família na política foi Juca Sampaio (Manoel Sampaio Luz), que nasceu em 16 de junho de 1900 no distrito de Olho D’água do Acióli, pertencente a de Palmeira dos Índios, atual cidade de Igaci. Faleceu no dia 13 de março de 1976 na mesma cidade.

Juca Sampaio toma posse como vice-governador ao lado do governador Lamenha Filho

Seu pai biológico foi o Coronel Lauro de Almeida Lima, que foi prefeito de Palmeira dos Índios em 1915. Morreu assassinado a tiros em 1924, quando Juca Sampaio era presidente da Câmara de Vereadores. Sua mãe, Maria Anália Sampaio, após ficar viúva, casou-se Justino Pereira da Luz.

Juca Sampaio foi por diversas vezes prefeito de Palmeira dos Índios. Exerceu o mandato de deputado estadual pela UDN na legislatura 1963-66 e foi o vice-governador de Lamenha Filho entre 1966 e 1971.

Juca Sampaio e sua esposa Heloísa

Geraldo Sampaio

Seguindo a tradição familiar, Geraldo Sampaio iniciou a sua carreira política como deputado estadual em 1954, eleito pela UDN. Em 1957, quando ocorreu o famoso tiroteio na Assembleia Legislativa, ele fazia parte do grupo de oposição a Muniz Falcão.

Em 1963 assumiu o mandato de deputado federal e foi vice-governador do primeiro governo de Ronaldo Lessa (1999-2003). Já afastado da política, foi conselheiro e presidente do Tribunal de Contas de Alagoas.

Fundou o Partido Democrático Trabalhista (PDT) em Alagoas e, como empresário, criou o Grupo Sampaio de Rádio e Televisão, formado pelas rádios Sampaio AM e Sampaio FM, em Palmeira dos Índios, e pela TV Alagoas. foi também da sua iniciativa a formação dos empreendimentos Incopel e o Grupo Parque das Flores.

De espírito conciliador, Geraldo Sampaio destacou-se como um grande articulador político. Sabino Romariz e Cícero Almeida tiveram carreiras políticas articuladas por ele.

Geraldo Sampaio proferindo uma palestra. Foto de Plínio Nicácio

Geraldo Sampaio proferindo uma palestra. Foto de Plínio Nicácio

Se dizia “avesso às vinganças políticas” e se considerava um “democrata”. Na sua última entrevista, revelou que sua maior frustração na política foi não ter conseguido se eleger governador de Alagoas.

“Fui eleito deputado estadual com apenas 24 anos, cheguei à Câmara Federal e fui o deputado que mais emendas apresentou em benefício do povo alagoano, onde muitas delas foram relacionadas à eletrificação rural. Mas, minha única frustração na política foi não ter conseguido chegar ao Palácio dos Martírios”.

1 Comentário on Geraldo Sampaio, político e empresário da comunicação

  1. Era em Sr.íntegro e de muita responsabilidade!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*