Baixe gratuitamente o livro “Instrução Pública e Instituições Culturais de Alagoas”, de Craveiro Costa
Nos anos 20, quando não se falava em estatística em Alagoas e os números eram apresentados sem nenhuma expressão, João Craveiro Costa passou a discutir nos jornais assuntos econômicos e sociais a partir de dados numéricos demonstrando conhecimento da técnica estatística.
Seus artigos, à base de dados, tratavam dos problemas econômicos com desenvoltura, analisando, por exemplo, a exportação de produtos regionais – milho, algodão, coco, couros e peles, etc.
No início dos anos 30, quando foi criada em Alagoas a Diretoria da Produção e Trabalho, posteriormente transformada na Diretoria-Geral de Estatística e Departamento Estadual de Estatística, coube a Craveiro Costa a tarefa de organizar e dirigir este setor da administração pública estadual. Foi removido do cargo de Contador Geral do Estado o de Diretor de Estatística em 12 de setembro de 1931.
Em abril de 1931 foi nomeado correspondente em Alagoas da Diretoria Geral de Informações, Estatísticas e Divulgação do Ministério da Educação e Saúde Pública.
Após a sua morte, o Departamento Estadual de Estatística foi transformado em Secção de Estatística da Secretaria da Fazenda, sendo restaurando, posteriormente, com a denominação de Diretoria-Geral de Estatística.
À frente da Diretoria da Produção e Trabalho, Craveiro Costa preparava os elementos estatísticos que orientavam os governantes, antecipando em décadas o que viria a acontecer nas administrações públicas.
Outra antecipação do método de estudos estatísticos foi o esquema adotado no livro Indicador Geral do Estado, de 1902. A sequência dos assuntos foi quase que o mesmo adotado pelo IBGE muitos anos depois: os aspectos físicos, os aspectos demográficos, os aspectos econômicos, os aspectos sociais, os aspectos administrativos.
Na publicação Instrução Pública e Instituições Culturais de Alagoas, uma monografia solicitada ele pelo Ministério da
Educação e Saúde Publica em 1931, Craveiro Costa dá um demonstração de como tratava os dados estatísticos. Esse trabalho foi impresso em Maceió, no ano do seu lançamento, pela Imprensa Oficial de Alagoas.
Saiba mais sobre Craveiro Costa AQUI.
**
Para obter uma cópia em PDF do livro Instrução Pública e Instituições Culturais de Alagoas, reeditado pelo História de Alagoas. basta clicar na capa abaixo e depois baixar o arquivo.
Muito grato, prezado Ticianeli.
Adoro tudo que e história de Alagoas
História preservada! Parabéns grande Ticianeli.