Paulo Jacinto Tenório, o Barão de Palmeira dos Índios
Primeiro e único Barão de Palmeira dos Índios. Foi agraciado em 28 de agosto de 1889 e foi um dos três últimos titulares do Império pelo Gabinete Liberal de junho de 1889, mas não chegou a receber o título.
Os outros foram: Miguel Soares Palmeira (Barão de Coruripe), que renunciou a honraria, e José Miguel de Vasconcelos (Barão de Parangaba).
Logo em seguida à proclamação da República, a Constituição Republicana de 1891, no seu Art.72 § 2º, estabeleceu que não admitiria privilégios de nascimento, desconheceria foros de nobreza, e extinguiria as ordens honoríficas existentes e todas as suas prerrogativas e regalias, bem como os títulos nobiliárquicos e de conselho.
Paulo Jacintho Tenório (grafia da época), que nasceu em 3 de julho de 1839 em Quebrangulo, era filho de Paulo Caetano Tenório de Albuquerque e de sua primeira esposa, Joaquina do Espírito Santo Cavalcanti.
Casou-se com Águeda Tenório de Albuquerque (faleceu em Palmeira dos Índios em 15 de janeiro de 1892). Tiveram quatro filhos.
Foi coronel comandante da Guarda Nacional em Palmeira dos Índios e grande proprietário rural. Foi intendente de Victória (Quebrangulo) por dois mandatos.
Era considerado o homem mais rico de Alagoas. Em 1920 era proprietário das fazendas Bálsamo, Carrapateira, Lagoa Queimada e Trapiá. Quando faleceu, em 10 de julho de 1927, deixou para seus familiares 127 propriedades e 6.700 contos de réis em dinheiro.
O hoje município de Paulo Jacinto, que anteriormente era conhecido como povoado Lourenço de Cima e depois Lourenço, passou a receber esta denominação por sugestão da direção da Great Western, em homenagem a Paulo Jacinto Tenório, que havia doado terras para a passagem da ferrovia.
Nasci em Palmeira dos Índios porém desconhecia este fato estou mais que feliz por tanta aprendizagem! Obrigada.
Sou descendente deste Barao Paulo Jacinto Tenorio
Meu pai chama Paulo Jacinto Tenório. Ele veio de Recife.Moramos em Petrópolis. Fico feliz por ser descendente da família Tenório.muita honra!!
Seu pai, Ana Tenório, pertence a 4 geração dos Tenórios , nossa avó, Isabel Tenório de Albuquerque, era neta dele, pertencemos a essa linda árvore genealógica. Bjos da prima.
Retificando, Ana, nao era nossa avo mas sim ø nosso avo, eles eram irmaos. Nos somos bisneta do Pai dele, do Paulo Caetano Tenorio de Albuqueeque.
Nossa avo era da familia Rocha.
Sou sobrinha neta de Paulo Jacinto, nasci em Recife. Meu avô era irmão dele João Tenorio de Albuquerque. Eles eram irmãos por parte de pai.
Estou procurando parentes da familia Tenório, que tem parentesco com Abidias Tenorio que foi casado co Maria Anunciata Tenorio
Alex, acredito que seja mais fácil você encontrar colocando essa informação no nosso grupo do Facebook: https://www.facebook.com/historiadealagoas/
Eu sou filho de Euclides Tenório de Albuquerque nascido em 1905 e meu avô era João Tenório de Albuquerque acredito que nascido por volta de 1875
Amei saber sobre a história de Palmeira…Pena que com tantas mortes por inimizade política….
Minha querida avó materna nasceu nesta cidade em 1918…
Não tenho notícias de seus parentes…o nome dela era, Alice da Conceição Barbosa. Ela veio para o Estado de SP com meu avô, após se casarem.
Se alguém tiver este sobrenome, me procure. Grata!!
João Tenório meu bísavo pai de meu avô jeronimo Tenório de siqueira.
João Tenório de albuquerque madruga irmão de paulo jacinto por parte de pai,e madruga por parte de mãe a quarta esposa de paulo caetano tenorio de albuquerque bisavô do meu pai joao Tenório neto.
Sou neto de Francisca Marise Oliveira Tenório de Almeida filha de Luiz Tenório de Albuquerque Lins.
Que maravilhoso encontrar a árvore genealógica da família do meu marido. Nasceu em quebrangulo, palmeira dos Índios, chama-se Manoel Tenorio Ferro. Filho de Aristides Tenório de Siqueira e Sebastiana Ferro Tenório, ambos já falecidos. Muito prazer.
Vou procurar o nome do meu falecido sogro.
Me chamo, Inês Maria Fernandes Tenorio.
Meu avô Manuel Teotônio Soares me dizia que havia nascido em Lourenço de Albuquerque, Palmeira dos Índios o que me causava estranheza já que Lourenço de Albuquerque é um bairro de Rio Largo e não adiantava inquiri-lo que ele se enfezava. Ao passar dos anos essa dúvida nunca me largou até que descobri através de pesquisas tempos atrás que na verdade meu avô havia nascido no povoado Lourenço hoje Paulo Jacinto. Seu Manuel saiu de lá e foi parar no povoado Mosquito que naquela época era São Miguel dos Campos e hoje faz parte da periferia de Campo Alegre e nunca se deu conta do que havia acontecido com a divisão territorial da região por isso ainda se achava palmeirense. Será que ainda há gente da família Soares pras bandas de Paulo Jacinto?
Meu nome é JOSÉ TENÓRIO CAVALCANTI, sou de Recife/PE.
o nome de meu pai era JOÃO TENÓRIO CAVALCANTI, filho de JOSÉ TENÓRIO CAVALCANTI, de quem herdei o nome, e ETELVINA MARIA.
Meu pai nasceu em um engenho, que hoje é a cidade de Quebrangulo, no ano de 1939.
Estou a procura de parentes que possam me dar informações sobre meus avós.
Agradeço antecipadamente quem puder me ajudar.
Com tanta história bonita sobre nossa terra Palmeira dos Índios, que no próximo dia 20 de agosto completa 129 anos de emancipação política que nada serve para aqueles que foram retirados de suas moradas. Me refiro aos povos nativos dessa terra e aqueles que desfrutavam de tanta terra que era o caso do também Barão de Palmeira dos Índios as conquistou provocando dor e humilhação.
Estou pesquisando minha arvore. Amei saber de tudo isso!! Maravilhoso história. Sou Tenório por parte de Pai. Meu Pai era Tenório Cavalcante de Alagoas.
Através de pesquisas, descobri que Paulo Jacinto é a cidade da minha avó paterna.
Glória Maria da Conceição, nascida em 1915.
Filha de José Macário de Lima e Maria Joaquina da Conceição.
Se alguém tiver informações sobre a família Macário ficarei feliz.
O comentário dos queridos amigos revela gritantes falhas na estrutura educacional de Alagoas cuja Secretaria de Educação esta preocupada com questoes politica-partidárias enves de cultura. FORA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRITICA.
MINHA MÃE CHAMA-SE THEREZINHA CAVALCANTE DE ALBUQUERQUE, VEIO DE PAULO JACINTO( DOIS BRAÇOS) PARA NITERÓI RJ, HJ ESTÁ COM 83 ANOS. GOSTARIA DE SABER DE ALGUM PARENTE PRÓXIMO.
Meu Avo chamava_se ” Sebastião tenório”, que era filho de Horácio Tenório que veio para o estado de são não teve
mais contato com seus familiares que era do estado de alagoas
Meu avô que se chamava José Napoleão Tenório de Albuquerque (Amadeus) falava muito em Sebastião Tenório, mas eu não lembro mais nada pois era muito novo…
Ola Joseval, muito obrigado por responder o meu e-mail Att: Arleto Tenorio dos santos
BUSCO POR INFORMAÇÕES SOBRE OS PARENTES DE MÃE (THEREZINHA CAVALCANTE DE ALBUQUERQUE) NO ESTADO DE ALAGOAS / PAULO JACINTO / DOIS BAÇOS; HJ ELA ENCONTRA-SE COM 85 ANOS E MORA EM NITERÓI. VEIO COM 16 ANOS NA ÉPOCA. TINHA UM IRMÃO CHAMADO LUIZ E IRMÃ QUE SE CHAMAVA FÁTIMA E MÃE MARIA (COM OS MESMOS SOBRE NOMES)
INFORMAÇÕES PARA: mariorof77@yahoo.com.br
OBRIGADO!
Paulo Jacinto é meu bisavô. Meu pai Luiz Tenório Cavalcante era neto dele e nasceu em Quebrangulo em 1927.
Meu avô Materno chamava-se Valdemar Tenório Cavalcante e seu irmão foi Prefeito em Palmeiras dos Índios( Coité), Tio Gino, minha vó veio embora para São Paulo coms filhos assim que meu vô faleceu, monha mãe chama-se Luzinete Tenório e Minha vó chamava-se Doralice Maria da Soledade. Alguns parentes ainda residem em Alagoas.