José Antônio de Mendonça Filho, o Barão de Mundaú
Titulado Barão em 11 de julho de 1888. Foi juiz substituto e senhor do Engenho Flor da Paraíba no Pilar. Era neto do desembargador e Comendador José Mendonça de Matos Moreira, 6º Ouvidor da Coroa na Comarca das Alagoas e 1º Juiz Conservador das Matas (reservas destinadas à construção de navios) e filho do coronel José Antônio de Mendonça, que faleceu em janeiro de 1885 na capital de Santa Catarina.
O coronel José Antônio de Mendonça era um dos filhos do ouvidor José Mendonça com Maria Josefa de Sousa Alarcão Ayala, com quem se relacionava extraconjugalmente.
José Antônio de Mendonça Filho, indicado pelo vice-presidente da província, Manoel Gomes Ribeiro, para ser distinguido como Barão do Pilar, entretanto recebeu o título de “Barão do Mundahu” do Conselheiro José Fernandes da Costa Pereira Júnior, então Ministro do Império.
José Antônio Paes de Mendonça Filho nasceu em 1821 e faleceu em 1904. Alguns jornais da época grafavam seu nome com Júnior no lugar de Filho. Foi casado com Jacinta Flora de Mendonça, que faleceu em agosto de 1879.
Em 1859 era promotor público em Pão de Açúcar e acompanhou a visita imperial à Cachoeira de Paulo Afonso naquele mesmo ano. Em janeiro do ano seguinte estava em Porto Calvo para receber D. Pedro II e sua comitiva.
Ainda em 14 de março de 1860 foi condecorado com a Ordem Imperial dos Cavaleiros da Rosa. Foi deputado provincial na legislatura 1862-63, eleito pelo 1º distrito. Em agosto de 1867 era Major da Guarda Nacional.
Era primeiro juiz substituto no Pilar entre 1874/1880 e em janeiro de 1875 foi eleito diretor da fábrica União Mercantil em Fernão Velho. Os outros dois diretores eram Lourenço Cavalcanti de Albuquerque e Antônio Ulysses de Carvalho.
Em 1881 candidatou-se a deputado geral pelo 1° Distrito Eleitoral. Obteve apenas dois votos. Nesta eleição Thomas do Bomfim Espíndola foi o mais votado com 397 votos.
Era primo dos Barões de Anadia, Jaraguá, Alcantarilha, do Comendador Jacinto Paes de Mendonça e muito provavelmente era irmão do Barão de Murici.
Por gentileza corrigir data de 1960
Obrigado pela observação, Marcelo Maciel.
Minha avó materna, nascida Maria de Oliveira Mendonça, casou-se com meu avô, José Paulino de Albuquerque Sarmento e era, segundo informações da família, neta do Barão do Mundaú. Gostaria de ter informações mais precisas sobre as origens da família.